Se a primeira edição em Porto Alegre de um dos maiores eventos de inovação do mundo veio recheada de expectativas, a segunda edição do South Summit Brazil mostrou que esse evento veio para ficar e que a capital dos gaúchos é ponto de encontro obrigatório para quem quer se destacar e fazer bons negócios no ecossistema do empreendedorismo global.
E bons negócios não falo apenas em monetização, mas no propósito e nas conexões, fundamentais, quando queremos trazer para debate as inquietudes do presente aproveitando os mais diferentes olhares, com foco em construir soluções reais para melhorar o dia a dia das nossas comunidades. Estar atento às pessoas e buscar soluções, precisa estar no DNA das empresas que querem se destacar. Pensar no futuro, conectando propósitos e tangibilizando os resultados que esses movimentos estão alcançando, foram os temas principais dos três dias desse grandioso evento.
Em um ambiente efervescente pudemos ver startups, empreendedores, grandes empresas, palestrantes de diferentes lugares do mundo, e uma comunidade ávida por fazer mais e melhor. O mundo da inovação, do fazer diferente de forma que impacte positivamente o ecossistema que estamos inseridos, deve fazer parte de toda a empresa que entende que o futuro depende da transformação contínua. O South Summit mostra que num mundo cada vez mais conectado, governo, sociedade, academia e empresas, ganham muito ao andar juntos, tornando-se plataformas para o desenvolvimento local, fomentando novos negócios, novas formas para se trabalhar e articulando soluções para os mais diferentes setores.
Nesses três dias, criatividade, tecnologia, inovação e empreendedorismo se encontraram em um mundo de possibilidades. Um ponto que merece destaque, é o quanto os principais líderes capitaneando inovações tecnológicas, têm ajustado seu olhar para melhorar a vida das pessoas. As tendências que vimos na NRF, quanto à redução ‘da fricção’ nos processos de compra e da melhoria da experiência de clientes e colaboradores, ressoam aqui no South Summit em inúmeras soluções de startups, em diferentes estágios de desenvolvimento.
O Brasil mostra seu potencial ilimitado e precisamos entender como tirar proveito disso. Um passo importante, o envolvimento dos setores público e privado para aumentarmos o nível de maturidade dos debates, foi novamente dado ao longo desses três dias. Precisamos buscar, cada vez mais, por cidades mais conectadas e colaborativas pensando em um RS e um país mais desenvolvido.
Se o objetivo era colocar o Brasil e o estado do Rio Grande do Sul no mapa da inovação global, gerando negócios e conexões de alto valor, cumprimos brilhantemente a nossa missão. Mais de 20 mil pessoas de diversos locais do mundo puderam conferir o que startups e empresas que se destacam entre as melhores do mundo pensam e fazem para levar o debate sobre empreendedorismo e inovação a outro patamar. Nossa missão agora é colocar em prática todos os insights gerados ao longo do evento, dando sentido aos diferentes propósitos que foram conectados.
Vida longa ao South Summit Brazil.
Luiz Carlos Bohn – presidente Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Foto capa: Carlos Macedo
Fecomércio RS – 06/04/2023.