Em reunião com o governador do Estado no dia 11 de setembro, a Fecomércio-RS, juntamente com outras federações e entidades de diversos setores do Rio Grande do Sul, solicitou a isenção ou prorrogação do ICMS para as empresas afetadas pelas enchentes que ocorreram na última semana.
A Federação também está atuando em outras frentes por meio dos programas e unidades do Sesc e Senac no Estado. O Programa Mesa Brasil, do Sesc, está promovendo uma campanha de arrecadação para auxiliar as pessoas afetadas e as unidades do Sesc e Senac de todo o Estado, além dos sindicatos filiados e parceiros, são pontos de coleta para doações. Até o dia 10, o Programa distribuiu mais de três toneladas de bebidas e cerca de 700 peças de roupas, atendendo quase 2 mil pessoas.
Doação de alimentos para o preparo de refeições em cozinhas comunitárias instaladas pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA) e Univates; apoio logístico para a coleta e distribuição de itens na Região dos Vales; disponibilização de estruturas de espaço, como as unidades móveis -Unidade Sesc de Saúde Preventiva e Recrearte; doação de livros para as bibliotecas que perderam seus acervos e auxílio na triagem e organização das doações são mais algumas das ações desenvolvidas pela entidade.
A conta corrente do Mesa Brasil também está recebendo doações, até o dia 30 de novembro, que serão revertidas para aquisição de materiais de construção. Entre os dias 6 e 10 de setembro, o total arrecadado já somava R$ 11 mil reais.
Fecomércio RS – 11/09/2023.