Filhos deverão investir até R$ 188 no presente do Dia das Mães

Santa Cruz do Sul – A pesquisa sobre a intenção de compras para o Dia das Mães revela que, na média geral, o investimento em presentes para a data deverá ficar na marca dos R$ 187,82. O estudo, feito pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), atinge consumidores de todas as regiões do Estado e é considerado um termômetro para as vendas na temporada. O Dia das Mães é a segunda data mais importante do calendário do varejo e anima a expectativa dos lojistas.

O estudo pode confirmar a projeção de crescimento nas vendas em até 5% para este ano. Isso porque, a grande maioria dos entrevistados, 84,4% dos consumidores ouvidos entre o fim do mês de março e o início de abril disseram que irão investir o mesmo valor, ou um pouco mais na compra do presente do Dia das Mães. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a avaliação traz otimismo ao lojista que prospecta boas vendas nesta época. “Estamos falando da segunda data mais importante para o comércio, para alguns segmentos, o Dia das Mães é igualada ao próprio Natal no quesito vendas. Por conta disso, há um clima de otimismo e uma boa expectativa com a data”, avalia.

O presidente explica que a injeção de recursos – como o pagamento antecipado do abono de 13º salário dos servidores públicos, acompanhado do início do pagamento da mesma gratificação aos aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), também colaboram com o período. “Estamos em meio à safra nas indústrias do tabaco e isso é outro fator que pode ajudar a impulsionar as vendas. É um volume maior de recursos em circulação na economia local, acompanhado de uma das datas mais importantes para as famílias de modo geral”, destaca.

Entre os itens apontados pela preferência do consumo estão peças de vestuário, perfumes e cosméticos, flores, eletrônicos, calçados, artigos de decoração e joias. “Precisamos considerar também, e este dado aparece na própria pesquisa elaborada pela Fecomércio-RS, que a data movimenta o setor de serviços. Muitas famílias planejam comemorar o Dia das Mães em restaurantes, em almoço ou jantar especial fora de casa. Isto foi apontado por 16% dos entrevistados. É uma data que movimenta a economia como um todo”, pontua Spode.

 

Compras ficarão para última hora

Seguindo uma tendência histórica, as compras de presentes para o Dia das Mães deverão ocorrer com maior intensidade a partir do dia 8 de maio, na semana em que se comemora a data. Ao todo, 81% dos consumidores que participaram do levantamento irá realizar esta ação no período, sendo que 53,8% irão às compras nos últimos dias daquela semana.

A preferência maior também é por compras realizadas em lojas físicas. Dos entrevistados, 92% dos consumidores disseram que irão adquirir os presentes em lojas físicas, realizando compras em estabelecimentos de rua, shoppings centeres ou centros comerciais. Entre os critérios de compra, preço, seguido de bom atendimento são os fatores predominantes no levantamento estadual. “Além disso, há outro dado muito interessante nesta pesquisa. Quase 40% dos consumidores manifestaram interesse em comprar o presente na mesma loja que fez a compra no ano passado. Fidelização e tratamento diferenciado ao cliente fazem toda a diferença nesta hora”, comenta o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode.

Compartilhe: