Santa Cruz do Sul – Um levantamento preliminar do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) revela que a proximidade com o último fim de semana antes do Natal deverá abrir o apetite de compra do consumidor, aquecendo as vendas para a data mais importante do varejo. Em alguns setores, há uma expectativa de crescimento de até 5% no volume de vendas, na comparação com o ano anterior. Itens de bazar, perfumaria e calçados estão entre os produtos mais procurados até aqui. Horário ampliado na reta final e a circulação de recursos extras, com o pagamento do abono de 13º salário são os ingredientes que deverão fazer a diferença a partir de agora.
Conforme o diretor de inovação do Sindilojas-VRP, Carlo Tomazzoni, a abertura no domingo, no último dia 15, pode ser considerada como a “arrancada” para as vendas de fim de ano. “Em nossa loja, no ramo de bazar e utilidades, o movimento foi surpreendente. Não temos como fazer um comparativo com o ano passado, pois a loja mudou de endereço, está mais próxima da área central. No entanto, acreditamos em um bom faturamento durante o mês de dezembro, impulsionado, em muito, por este movimento que está sendo gradativamente maior”, projeta o comerciante da Fácil Home Center.
Para a associada e comerciante Katieli Carvalho Montelli, da Loja da Natura, o volume nas vendas está bom, crescendo diariamente, com maior movimento na loja nos últimos dias. “O clima está muito associado à venda nas lojas físicas. Quando chove um pouco mais, atrapalha sim, mas não limita a venda. Estamos comercializando muitos presentes e estamos superconfiantes e otimistas, em conseguirmos fazer o nosso melhor Natal nesse ano de 2024”, projeta. A loja de Katieli também mudou de endereço, migrando da Rua Júlio de Castilhos para a Marechal Floriano. De acordo com a gerente, esta troca permitiu uma elevação em até 60% no volume de vendas, desde a troca de endereço.
Para o presidente do Sindilojas-VRP Mauro Spode os últimos dias deverão ser os melhores para o comércio em Santa Cruz do Sul. “Consideramos que até a sexta-feira, dia 20, todos os consumidores que são assalariados deverão receber o seu 13º salário – de forma integral ou parcelada. Isso irá colaborar muito com esta reta final do Natal. Acreditamos que vários setores, como bazar, perfumaria e autocuidado, assim com as lojas de calçados deverão liderar a preferência do consumidor, pois este movimento já está acontecendo”, pontua.
O horário estendido que tem pela frente a abertura das lojas no próximo domingo, dia 22 e a segunda-feira, dia 23, quando as lojas ficam até as 22 horas, e a própria véspera, na terça-feira, 24, com o comércio funcionando até as 17 horas, é outro fator decisivo para consolidar o volume de vendas no varejo. “Muitos consumidores deixam para última hora, por conta do recebimento do abono de 13º salário próximo a estes dias, fazendo com que a quantidade de pessoas nas calçadas e nas lojas se intensifique até os instantes finais que antecedem o Natal”, ressalta Spode.
Crescimento de até 5%
De acordo com o empresário associado do Sindilojas-VRP Gustavo Scalabrin, do setor de calçados, as vendas nas últimas semanas estão superando as expectativas da empresa, na comparação com anos anteriores. “Até o momento, a gente percebeu uma movimentação que é um pouco maior do que o ano de 2023, isso nos anima a pensar que o Natal deste ano será, de fato, favorável ao comércio”, diz Scalabrin, sócio da loja SC Shoes.
De acordo com o empresário, seguindo este fluxo crescente e a expectativa de um incremento no volume de negócios fechados nos próximos dias, ele acredita em um crescimento de até 5%, no comparativo com o Natal passado. “Nossa expectativa é fechar o ano com um incremento nas vendas de até 5%, o que pode ser considerado razoável para o cenário atual”, projeta.