Nos tempos atuais, onde estar na internet é uma regra universal, é indiscutível que o marketing digital é uma das principais estratégias para alavancar vendas e alcançar metas para os negócios. As micro, pequenas e médias empresas nem sempre dispõe de grandes quantias para investir em divulgação, mas, com certa dedicação e estudo, é possível alcançar boa visibilidade utilizando o marketing digital, que entre tantas ações possíveis, ajuda a divulgar o seu negócio e estabelecer relacionamentos com os clientes através de estratégias digitais.
“Ter uma boa estratégia de marketing digital é importante para atrair mais público, além de mostrar que você tem bons produtos, e o mais importante: gerar vendas e fidelização” explica Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb.
O marketing digital possibilita que o empreendedor possa medir passo a passo para chegar no seu objetivo final, definindo quem será o seu público-alvo e produto, restringir localidades e falar diretamente com a sua audiência. E as redes sociais são ótimas ferramentas para conectar o negócio aos clientes. No mundo, aproximadamente 2.46 bilhões de pessoas estão conectadas às redes sociais, o que mostra de maneira impactante a força dessas plataformas. Atualmente, a empresa que não tem o seu espaço nesses ambientes perde oportunidades.
O posicionamento na web é uma importante ferramenta das empresas e é feito principalmente por meio das redes sociais. Essas plataformas têm suas próprias ferramentas integradas de anúncios, que permitem links impulsionados, nos quais a empresa paga para ter um alcance potencializado.
Além disso, há diversas outras possibilidades nesse ambiente, voltadas a uma forma de atuação mais orgânica. Uma empresa pode mostrar seus valores e conceitos por meio de campanhas, realizar atendimento por chat e trabalhar em diversas outras estratégias de engajamento. Tudo isso com grande alcance e com muitas possibilidades de conversão.
“Há muitos clientes que obtiveram sucesso e cresceram por meio das redes sociais, por exemplo. Mas vale lembrar que é preciso dedicação e constância e isso não acontece da noite para o dia”, explica Dalastti. As informações são da assessoria de comunicação da Locaweb.
Confira as dicas para alavancar os negócios
Organização em primeiro lugar
Escolha qual será a linha editorial dos conteúdos que a sua empresa deseja publicar no mês. Dessa forma, você terá um panorama do que será feito e o volume de trabalho aproximado. Na sequência, defina quando o conteúdo será produzido e quando será publicado. Esse calendário é importante para manter a constância nas publicações. Já com o conteúdo produzido, utilize ferramentas de agendamento das divulgações para facilitar seu dia a dia.
Definição de linguagens
Existem muitas redes sociais e cada uma tem as suas particularidades. Portanto, a forma de comunicar seu conteúdo em cada uma delas também deve ser específica. Após isto, defina uma identidade forte. Escolha a linguagem escrita, o padrão de imagens e seus filtros favoritos, os temas musicais para acompanhar vídeos e use-os muito, afinal, tudo comunica.
Ter uma linguagem recorrente vai imprimir sua marca na cabeça da sua audiência. Escolha a rede social frequentada maciçamente pelo seu público-alvo e foque em fazer o melhor conteúdo nela. Se estiver com tempo, escolha a segunda melhor e repita os passos, e assim por diante. O importante é manter a frequência com bom conteúdo. Afinal, o que não é visto não é lembrado, mas ser bem-visto é primordial.
O que publicar? Escolha bem
Pensando em quem está produzindo com pouco ou nenhum suporte, foque nas suas próprias habilidades e nas escolhas e preferências de seu público. Atualmente, o Instagram dá grande visibilidade para conteúdos produzidos em vídeo, mas pode ser que, por questões diversas, você não consiga fazê-los. Neste caso, vai ser preciso fazer outro tipo de conteúdo.
Por exemplo, mescle postagens de venda dos produtos ou serviços com postagens engraçadas, inspiradoras e cotidianas que remetam a sua área de atuação. Atualize-se sobre as tendências e veja se consegue reproduzir algo criativo e pontual associado à sua marca.
Mostre autoridade no seu assunto
Seja qual for o setor, quem vende algo precisa mostrar que sabe do que está falando. Responda as perguntas das pessoas, faça postagens com o objetivo de transferir conhecimento de qualidade sobre ramo de atuação e mostre como seu produto ou serviço está carregado dessa experiência.
Interação
Uma das características estruturais das redes sociais é a interação. Você precisará reservar um tempo para responder comentários, mensagens privadas e acessar perfis que seu público frequenta para interagir lá também. Procure ser original e de fato escrever suas respostas. Isso faz parte do fortalecimento do seu perfil, que começará a dar indicativos da sua relevância para os algoritmos. O universo do marketing digital para pequenas e médias empresas em redes sociais é bem amplo, mas a partir dessas dicas você pode conquistar bons resultados e evoluir cada vez mais na divulgação dos seus produtos e serviços.
Legenda foto da capa: “Estratégias ajudam a atrair mais público e a divulgar os produtos na internet”
Foto: Marcello Casal JR / Agência Brasil / JC
Jornal do Comércio, edição de 11/09/2022.