Novidades no mercado: Open Finance e os marketplaces de crédito

Uma das tendências que surge junto com o Open Finance são os marketplaces de crédito. Entenda mais sobre eles

Assim como marketplace de serviços, agora as financeiras também podem oferecer seus serviços de crédito de forma mais difusa e competitiva. Correspondentes digitais podem atuar como marketplaces (espaços de compra e venda de produtos e serviços) de crédito e as novas regras do mercado financeiro têm como objetivo a facilitação do acesso a ofertas de crédito por parte do consumidor.

Assim, conforme o Banco Central, o objetivo é promover propostas de crédito mais assertivas, estimular a rastreabilidade do fluxo de solicitações e recebimentos das operações de crédito e também incentivar a comparabilidade entre as propostas.

Por enquanto, o foco dos serviços está nos empréstimos pessoais sem consignação ou garantia, mas a intenção do Banco Central é ampliar a oferta de produtos a partir da implementação completa do Open Finance (sistema financeiro aberto).

Marketplace de crédito: o que muda na prática
Uma das principais transformações que esta novidade leva aos consumidores é justamente a possibilidade de comparar diferentes ofertas de crédito em um único lugar. Dessa forma, caso um consumidor esteja buscando um empréstimo pessoal, pode verificar em diferentes instituições quais são as melhores condições de pagamento, prazos e taxas, por exemplo.

Na prática, as instituições financeiras que fazem parte do Open Finance precisam fornecer interfaces exclusivas para a comunicação com os correspondentes bancários digitais, ou ‘marketplaces’, espalhados pelo Brasil. Esta tecnologia deve ser desenvolvida de acordo com um padrão tecnológico, layout de dados e procedimentos operacionais, que serão aprovados em uma convenção.

Até o momento, bancos, cooperativas de crédito, fornecedores de funding (empresas que captam recursos financeiros), mercado de capitais (empresas que atuam no mercado de ações e derivativos), agências de classificação de risco, empresas de auditoria e certificadoras terão acesso às informações dos marketplaces de crédito.

CDL Porto Alegre – 09/09/2022.

Compartilhe: