Oportunidades de crescimento no varejo por meio do crédito

Saiba mais sobre a dinâmica de tomada de crédito pelo consumidor final no varejo

Por ser um dos principais motores para o desenvolvimento da economia, o crédito se mostra cada vez mais importante para as empresas – inclusive para o varejo. Dessa forma, no estudo “{R}evolução do Mercado de Crédito”, realizado pela CDL Porto Alegre, é possível verificar detalhes sobre a dinâmica de tomada de crédito pelo consumidor final em lojas de varejo.

Conforme o material, as fintechs têm influenciado na ampliação de possibilidades da operação do varejo e do mercado, principalmente aliadas às novidades do Cadastro Positivo e as inovações proporcionadas pelo Open Finance. Com isso, as transformações do cenário do crédito, como a concessão por outras fontes que não somente a dos bancos tradicionais, têm contribuído para a aceleração dos negócios e o crescimento das oportunidades.

Hoje, 34 milhões de brasileiros estão desbancarizados e não têm acesso a 80% do crédito concentrado nas mãos dos bancos. Portanto, a democratização do crédito se conecta com esta realidade, visto que, no Brasil, o crédito tem um papel chave para estimular o consumo. Ao mesmo tempo que, para o varejo, funciona também para fidelização dos clientes à empresa. Dessa forma, o varejo vem desempenhando papel fundamental na democratização do crédito no Brasil.

Concessão de crédito no varejo: modelos e oportunidades
A concessão de crédito pelo varejo dispensa comprovantes de renda ou conta bancária. Portanto, quase não existem barreiras para as linhas de créditos especiais, cuja ideia é capturar uma massa de clientes para estimular as compras na rede.

A previsão é de que o varejo seja responsável, em 10 anos, por 49% do mercado de “finanças embutidas” (oferta de produtos e serviços como empréstimos, seguros, entre outros). Nesse sentido, o varejista que traz acesso à informação para seus clientes e colabora com o seu aprendizado financeiro tem mais chances de se conectar com os consumidores.

Alguns exemplos de serviços oferecidos a partir da “fintechzação” (criação de ações de tecnologia voltadas para serviços financeiros) do varejo:

• Lojas Renner: “Realize”, instituição financeira da rede; Cartão Renner; Meu Cartão e Saque Rápido;

• Quero-Quero: Cartão Quero-Quero; cartão de crédito para PF, Dinheiro rápido, além de contas digitais e seguros;

• C&A: Cartão C&A; seguros e assistência;

• Magalu: Cartão Luiza, Luizacred, Crédito Direto ao Consumidor (CDC);

• Lojas Lebes: Saque Fácil, Seguro Parcela Garantiida, Seguro Lar Protegido e Seguro contra roubo, furto e queda.

CDL Porto Alegre – 21/10/2022.

Compartilhe: