A partir desta segunda-feira, inicia a temporada de renegociação de dívidas

Desta segunda-feira, 7 de novembro até o próximo dia 18, o consumidor que estiver com cadastro negativo junto ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), terá uma chance de regularizar suas dívidas. Com a participação do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP) e mais 135 entidades, em 200 municípios gaúchos, inicia-se o Feirão Zero Dívida, com possibilidade de renegociação para quem está negativado.

Conforme a coordenadora do SCPC em Santa Cruz do Sul, Gicele Fernandes de Arruda, o principal objetivo da ação é promover a sustentabilidade do crédito regional. “A participação das empresas associadas e, dos consumidores, será totalmente online. Os consumidores contaram com a ajuda do assistente virtual, ‘Renê’, que auxiliará a negociar débitos de forma rápida e segura”, explica. A negociação das dívidas ocorre por meio do site superfeiraozerodivida.com.br, onde o assistente virtual – o “Renê” – estará on-line para auxiliar o consumidor.

Além da agilidade na negociação, Gicele explica que a 5ª edição do Feirão Zero Dívida, realizada de forma virtual, será a facilidade no acesso. “Cada lojista cadastrou um canal como e-mail, site ou WhatsApp, para onde o contato do consumidor é direcionado, a partir do acesso ao site”, detalha a coordenadora.

O feirão é maior ação coordenada de combate a inadimplência no Rio Grande do Sul. Ele tem como benefício a possibilidade da liberação do crédito ao consumidor negativado, em uma época propícia às compras. “As empresas participantes – mais de 1,3 mil inscritas, estão orientadas a fornecer ao consumidor condições diferenciadas, daquelas praticadas no dia a dia. Pode ser desde um reparcelamento ou desconto maior nas correções, como multa e juros, ou outro benefício. Isto fica a critério de cada empresa em particular”, destaca.

Com a negociação, cresce também a expectativa do varejo na região. Conforme o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, o cenário do fim de ano apresenta-se positivo. “A gente percebe uma reação na questão do desemprego, que vem baixando, aliado a uma queda nos preços que já pode ser sentida. Tudo isso, aliado a esta possibilidade de recuperação de crédito sinaliza de forma muito positiva”, avalia.

Por ser um município polo, o comércio varejista de Santa Cruz do Sul mobiliza outros segmentos da economia, que se beneficiam neste período de compras de fim de ano. “Recebemos consumidores de municípios vizinhos, e com isso, setores como a hotelaria e gastronomia sentem este movimento maior, do público de fora, que vem até a cidade para realizar suas compras de Natal”, confirma o dirigente.

Aumenta exclusão da inadimplência

Os dados da Boa Vista Serviços – banco de informações de crédito utilizado pelo Sindilojas – VRP – aponta um aumento no percentual de exclusões do cadastro negativo. Durante o último mês de outubro, houve um aumento de 18,87% neste índice, contra 0,62%, medido em setembro. “Este é um sinal de que o consumidor está atento à necessidade de positivar seu cadastro, acertando as contas, para voltar a consumir agora, durante o período de fim de ano”, pontua o presidente.

Na medida em que amenta o percentual de consumidores acertando suas contas com as lojas, percebe-se ainda certa estabilidade no índice de inadimplência. Durante o mês de outubro, o percentual de inadimplência na região ficou na casa dos 7,44%, valor esperado para a época do ano. “Estamos na iminência do melhor período do varejo e estes dados animam o setor que projeta, certamente, um crescimento nas vendas que deverá ser gradativo durante todo o ano de 2022”, complementa Mauro Spode.

Saiba mais

O Super Feirão Zero Dívida inicia nesta segunda-feira, dia 7/11 e encerra-se na sexta-feira, 18 de novembro. A negociação inicial ocorre por meio do site – www.superfeiraozerodivida.com.br – e é direcionada para o atendimento da loja.

Na loja, o consumidor entra em contato diretamente com a empresa para a qual deve, iniciando o processo de negociação para quitação das pendências. A partir destes pagamentos, o cadastro do pagador volta a ficar positivo, liberando o acesso ao crédito novamente.

Na edição do ano passado, o Super Feirão Zero Dívida atingiu um patamar recorde em atendimentos a consumidores, com mais de 21 mil consultas realizadas no site do evento. Em todo o Estado, cerca de R$ 8 milhões em dívidas ativas foram encaminhadas para negociação com as empresas credoras no Rio Grande do Sul.

Nascimento Marketing de Conteúdo

Compartilhe: