Copa do Catar, Black Friday ou Natal? Ou tudo junto? Não está fácil a vida do varejo, mas para quem for craque em montar uma boa jogada, treinar o time para vender e não errar o gol na cara do goleiro, a chance é de, sabendo como se posicionar, ficar bem colocado no campeonato de fim de ano.
E o que não faltam são dados e pesquisas rastreando como o consumidor pretende se portar. O resumo é que a compra da Black e do Natal podem converter para o mesmo propósito. A Copa é um momento para extravasar, sem grande expectativa de compras.
A CDL Porto Alegre foi a campo saber quais são as tendências de comportamento do consumidor para o período de eventos – Copa do Mundo, Black Friday e Natal – que mexem não só com o bolso, mas com as emoções dos brasileiros, diz a entidade.
Para garantir mais precisão sobre o comportamento das pessoas, estudo quantitativo e qualitativo realizado pela Vitamina Pesquisa mapeou a tendência entre os consumidores. Um dos desafios era saber em qual evento, ou quais, o consumidor pretende gastar mais. O Natal é o preferido, indicado por 73% dos participantes, seguido pelo Réveillon (16%), Black Friday (8%) e Copa (3%).
Além disso, o levantamento também respondeu outra dúvida de 10 em cada 10 lojistas: 53% das pessoas não pretendem antecipar a compra do presente de Natal na temporada de descontos que já está na rua. O presidente da CDL POA, Irio Piva, acredita que, mesmo com tanta data concorrendo, “o clima festivo é uma oportunidade única de comercialização acima da média para o período”.
Quem quiser aproveitar, precisa colocar o time em campo já!
Como os consumidores vão “jogar” na hora de comprar:
Copa do Mundo
74% das pessoas não pretendem investir em itens de decoração, vestuários e acessórios
14% talvez vão gastar nos itens
12% vão consumir
58% das pessoas vão assistir aos jogos em casa
11% assistirão aos jogos em bares e restaurantes
9% estarão no trabalho
21% não pretendem assistir aos jogos
Black Friday
63% sinalizam relevância no cenário de compras
37% não têm interesse em comprar
35% talvez vão comprar
28% vão comprar
Natal
53% pretendem gastar o mesmo que em 2021
33% devem gastar menos
14% devem gastar mais
58% vão usar o salário do mês para comprar presentes
45% vão pagar com cartão de crédito
Black Natal
53% não vão antecipar a compra do presente
34% talvez vão comprar na Black o presente do Natal
13% vão antecipar a compra
47% podem planejar as compras devido à proximidade das datas
13º salário: já recebeu
59% vão pagar dívidas
24% vão fazer compras
23% vão poupar
6% vão viajar
1% em outros gastos
13º salário: não recebeu
63% vão pagar dívidas
27% vão comprar
17% vão viajar
2% não sabem como vão gastar
Situação financeira
51% dizem que está estável (não deve, mas nem sobra dinheiro)
24% dizem que é boa (paga as contas e sobra um pouco de dinheiro)
22% dizem que é precária
3% dizem que é excelente
Legenda foto da capa: “Datas rivalizam em vitrines ou mostram que, no fim do jogo, o esporte é o mesmo: vender”
Foto: Patrícia Comunello / Especial / JC
Patrícia Comunello
Jornal do Comércio, edição de 18/11/2022.