Assembleia mantém trabalho aos domingos e feriados

Santa Cruz do Sul – A assembleia extraordinária, convocada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), decidiu pela manutenção da proposta de acordo coletivo com os trabalhadores, para a abertura das lojas durante os domingos da 39ª Oktoberfest. Além da manutenção, o grupo decidiu pela alteração no calendário especial de fim de ano, com modificação do horário de trabalho no sábado, dia 21 e na véspera do Natal, dia 24. Proposta segue para apreciação do Sindicato dos Comerciários.

Conforme a assessora jurídica do Sindilojas-VRP, Adriane Borba Karsburg, o coletivo decidiu pela manutenção do acordo coletivo para o trabalho aos domingos durante a Oktoberfest, nos dias 13, 20 e 27 e no feriado do dia 12 de outubro. “Os lojistas entendem que se pode ser autorizado o trabalho de empregados dentro do parque, nas lojas de rua, esta liberação também precisa ocorrer, mediante acordo coletivo”, reforça.

Além da votação sobre a manutenção do acordo para o trabalho durante a Oktoberfest, a assembleia deliberou sobre a proposta de reajuste do dissídio coletivo dos comerciários. “Usaremos como critério o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Até o momento, temos o percentual acumulado de agosto, fixado em 3,71%. É importante destacar que este valor poderá mudar, pois o índice correto é o de outubro”, conta a assessora.

A proposta será encaminhada ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, para análise e negociação. “Caso esta negociação não avance, poderemos convocar uma nova assembleia extraordinária dos lojistas, para continuar o processo”, antecipa Adriane Borba Karsburg, assessora jurídica do Sindilojas-VRP.

 

Horário natalino

Além do acordo coletivo para a Oktoberfest e o dissídio coletivo, a assembleia também modificou a proposta de calendário especial de fim de ano, alterando o horário de um dia no programa inicial. Na nova proposta, no sábado dia 21, a ideia é manter as lojas abertas até as 20 horas. “Com isso será possível aproveitar a chegada do público para o desfile de Natal, pois antes do início, há uma grande circulação de pessoas nas calçadas”, diz a assessora jurídica, Adriane Borba Karsburg.

A assembleia decidiu também que, caso não haja a negociação para a abertura do comércio em feriados, como no dia 12 de outubro de 2024, não será firmado o acordo Natal.

Compartilhe: