Últimas datas comemorativas do ano devem ajudar na recuperação depois dos efeitos causados pelas enchentes de maio
Nas ruas de Santa Cruz, já é possível perceber maior movimentação de consumidores
O comércio de Santa Cruz do Sul prepara-se para o último trimestre do ano com mais otimismo. Em meio a um calendário repleto de eventos, os próximos meses são de grande expectativa para o varejo e devem contribuir para a recuperação econômica após os impactos provocados pelas enchentes. Em outubro, a principal data é o Dia das Crianças, que promete elevar a procura por brinquedos e outros itens destinados ao público infantil. Atentos ao calendário, os responsáveis pela Edinete Presentes e Brinquedos já estão com as prateleiras repletas de novidades para o dia 12 de outubro.
Há menos de duas semanas, os clientes da loja começaram a aparecer para pesquisar preços e conferir os produtos. Uma das novidades é o retorno de um clássico da Estrela, o Autorama. Para as meninas, há mais de cem opções de bonecas. Além disso, há uma grande oferta de jogos de tabuleiro para estimular a diversão em família.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a data não irá favorecer apenas as lojas que vendem brinquedos, mas também outras cadeias do setor. “Material escolar e produtos de papelaria, assim como eletrônicos, devem disputar o interesse das crianças, que já respondem por uma parcela significativa de faturamento no comércio.”
Spode aponta que os eventos sediados em Santa Cruz, como a 39ª Oktoberfest e o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), impactam de forma positiva o resultado de vendas. E movimentam, segundo ele, a rede de serviços nas áreas de hotelaria e gastronomia, ramificações ligadas ao comércio e que colaboram também para o aumento das vendas em lojas. “Precisamos considerar que os visitantes que vêm a Santa Cruz do Sul consomem diferentes produtos e essa ação contribui com o comércio local, elevando o faturamento e a visibilidade do setor”, destacou.
Lojas especializadas em brinquedos reforçaram os estoques para o Dia das Crianças
A expectativa só aumenta com a aproximação de dezembro. O Natal, principal data do varejo, associado com o recebimento do 13º salário, é considerado importante para a entrada de recursos na economia. O presidente do sindicato frisou que, como de costume, a procura por presentes aumentará após o dia 20 de dezembro. A data é o prazo final para o pagamento do abono, aumentando o volume de vendas.
Conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ricardo Bartz, na espera por um final de ano com boas vendas, o setor já começou a renovar os estoques. Segundo ele, a expectativa é recuperar um pouco das perdas em função da queda de volume das operações em determinados segmentos, provocada pela catástrofe climática de maio.
O dirigente destaca o fato de que Santa Cruz, por ser um polo regional muito forte do comércio, varejo e serviços, mais uma vez deve puxar a frente nas vendas nesta reta de final de ano. “Projetamos um aumento entre 7% e 10% em relação ao ano passado”, afirmou.
Recuperação econômica
Para os representantes das principais entidades ligadas ao varejo no município, o cenário econômico contribui para as expectativas. Para o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, uma das razões é a variação estável da taxa de inadimplência, que segundo ele, é menor em Santa Cruz do que as médias nacional e estadual. Spode cita ainda o cenário positivo de emprego, com empresas contratando e gerando oportunidades na região. “As contratações elevam a confiança do consumidor”, salienta.
Por outro lado, defendeu a necessidade de cautela para avaliar e projetar o cenário, considerando os eventos climáticos de abril e maio. Apesar dos repasses dos governos, Spode afirma que nem tudo foi suficiente para suprir as necessidades das famílias que perderam tudo. “Não podemos esquecer que este foi um ano desafiador. As enchentes trouxeram muita dificuldade, sobretudo a uma parcela significativa do consumidor.”
Na avaliação do presidente da CDL, Ricardo Bartz, muitas pessoas atingidas pela enchente ainda estão se reestruturando, o que resulta em mais vendas. Uma preocupação é o 13o salário dos aposentados, que já foi pago na metade do ano. Na visão de Bartz, isso vai representar menos recursos circulando. No entanto, a chegada das duas parcelas do abono para os trabalhadores deve refletir positivamente, visto que as pessoas já começam a fazer, por exemplo, pequenas reformas em casa.
Smartwatches na lista de presentes
Os vendedores da Joalheria & Ótica Kothe aguardam com entusiasmo os últimos meses do ano. Para a gerente, Luana Kessler, as datas comemorativas deste trimestre são bastante aguardadas, incentivando a decorar as vitrines e interior da loja para cada festividade.
A primeira expectativa é em relação ao Dia das Crianças. Um dos presentes em evidência são os óculos de sol. Segundo Luana, os pais estão mais conscientes da necessidade do uso para proteção e cuidado com a saúde visual. E a loja conta com uma variedade de peças para combinar com o estilo dos pequenos.
Outro produto requisitado pelas crianças são os relógios. Sobretudo os smartwatches, que contêm diversas funcionalidades e possuem diferentes cores e personagens para atrair o público. O aparelho, no entanto, não se limita a essa geração e tem chamado a atenção de jovens e adultos pela praticidade. Ele permite, por exemplo, acessar serviços do celular pelo pulso, e também a prática de esportes e monitoramento da saúde.
Outra data bastante aguardada é a Black Friday, prevista para o final de novembro. Segundo a responsável pela loja, é um momento para colocar em liquidação as coleções passadas e abrir espaço para dezembro. “É uma data bem forte. Acabamos limpando os balcões e nos preparamos para o Natal”, enfatiza.
Com a chegada da primavera e posteriormente do verão, aumenta a procura pelos óculos de sol. Segundo Luana, a loja está recebendo para o fim do ano os lançamentos e as novas coleções, que também oferecem uma proteção contra as luzes UV.
Luana: tecnologia dos relógios é um diferencial
Expectativa
Na Pz2 Digital, localizada na Rua Marechal Floriano, a aposta é no lançamento do iPhone 16 para fomentar as vendas no último trimestre. Nas próximas semanas, o novo aparelho estará à pronta-entrega. Conforme o proprietário, Luís Felipe Schmidt, há 30 pessoas na lista de espera. A novidade da Apple é aguardada por aqueles que já possuem o iPhone 15 e desejam atualizar o celular, e por quem pensa em migrar para a marca. “A expectativa está bem alta, porque ele será nosso carro-chefe”, afirma.
Conforme Schmidt, uma data bastante aguardada pelos clientes é a Black Friday. Embora seja uma ação mais voltada às vendas online, também estimula as lojas físicas. “Alguns clientes já comentaram com os vendedores que aguardam as promoções.” Revendedora autorizada da JBL, a loja também tem uma grande procura por fones de ouvido, em especial os equipamentos sem fio, e caixas de som da marca. E o estoque foi reforçado para o final do ano.
Luís Felipe: venda de caixas ganha força nesta época do ano em razão do clima
As caixas costumam sair mais nas estações onde o calor predomina, com o aumento de eventos externos. “Vendemos bastante durante o carnaval, porque o pessoal comprou para levar à praia. O estoque de caixa grande praticamente zerou. Se eu tivesse mais, teria vendido tudo”, comenta Schmidt.
No clima das festividades
As lojas da Agrocomercial Afubra começam a ser decoradas para a Oktoberfest, que também ajuda a fomentar o setor. Segundo o gerente da matriz, Carlos Wink, a presença de visitantes costuma ter reflexo nas vendas.
Contudo, a Festa da Alegria não é o único evento que traz bons resultados. O Dia das Crianças também costuma ser aguardado. Neste ano, uma tendência entre os pequenos são os tablets, decorados com os principais personagens de desenhos dessa geração. Eles vêm ainda com jogos e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criatividade e coordenação motora, por exemplo.
Tablets infantis estão entre as opções de presente para o Dia das Crianças
Para novembro, a Loja Afubra participa ativamente da Black Friday, tanto nas unidades físicas quanto em seu e-commerce. “Vamos ter promoções exclusivas no site que podem ser retiradas nas lojas, sem precisar pagar frete”, afirmou. Por fim, o momento mais aguardado do trimestre é o Natal. Em especial, a semana que antecede a celebração, quando a população costuma correr para buscar os presentes que faltam ou renovar a casa para a ceia em família. “Sempre temos uma expectativa de boas vendas, é uma época de muita correria aqui. E todo o ano, o consumo aqui cresce”, destacou. Nesse período, equipamentos para camping e viagens também se tornam presentes. Entre os mais procurados estão as caixas térmicas.
Para Wink, apesar das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, a expectativa para o último trimestre é fomentada ainda pela agricultura, com a safra de tabaco, milho e trigo. Apesar do susto provocado pelo clima nos últimos dias, a tendência é que se estabilize. “Com o agronegócio gerando bons resultados, toda a cidade é beneficiada. E com o 13º salário e as festas nas empresas, isso tudo faz com que a economia volte a girar e se recupere”, avaliou.
GAZETA DO SUL – 30/09/2024