Santa Cruz do Sul – A proximidade com o Dia das Crianças – comemorado no próximo dia 12 de outubro – deverá aquecer setores do comércio da região. Conforme uma projeção do Sindicato Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP), mesmo com preço médio mais alto – na faixa dos 15% – brinquedos e artigos para crianças deverão elevar o consumo em outubro. Lojas de brinquedos deverão concentrar a maior parte da movimentação do consumo, seguidas de perto pelo vestuário, calçados e eletrônicos.
De acordo com o presidente da entidade, Mauro Spode, a expectativa do segmento é positiva com relação ao Dia das Crianças. Segundo ele, ao longo dos anos, a comemoração de 12 de outubro tornou-se relevante ao varejo, com aumento no volume de compras direcionadas aos “baixinhos”. “Embora tenha ocorrido um reajuste de preços em alguns itens na linha infantil, e isto conspira contra o bom resultado, o Dia das Crianças vem se solidificando no calendário, o que ampliar a projeção sobre o resultado”, comenta.
Lojas de brinquedos, assim como outros itens para crianças – como roupas e calçados – também deverão ser beneficiadas com a data. “Não podemos esquecer das lojas de eletrônicos, igualmente, este segmento deverá registrar aumento nas vendas neste Dia das Crianças”, avalia Spode.
De acordo com a Federação do Comércio Varejista de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), as vendas de artigos recreativos e esportivos, que incluem brinquedos, devem apresentar receitas maiores do que 2021, em grande parte motivadas por aumento de preços. Ainda assim, o volume de vendas também deve aumentar na comparação com 2021, mesmo que de forma moderada. No estado, em outubro do ano passado, o resultado das operações realizadas para a data, fechou em um aumento de 15%, na comparação com 2020.
Importância da comunicação
Entre as orientações aos lojistas que esperam faturar mais com a data do Dia das Crianças está o investimento em comunicação. Spode explica que é necessário “dizer” para o consumidor que os produtos que ele necessita estão disponíveis nas lojas físicas. “O e-commerce é um obstáculo que veio com ainda mais força durante a pandemia, por isso, cada vez mais nós precisamos ter uma comunicação assertiva, nos conectado diretamente com o público consumidor”, orienta o presidente do Sindilojas-VRP.
Spode explica que é importante que o lojista utilize todos os canais de comunicação, como a mídia tradicional e as ferramentas digitais de comunicação devem ser lembradas no planejamento para negócios. “Manter uma boa carteira de clientes, fidelizados com a loja também ajuda no alcance das metas e desafios para alavancar negócios em nossos empreendimentos”, complementa Mauro Spode.