Competição de cubo mágico desafia estudantes

Atividade teve como objetivo estimular o desenvolvimento profissional. Meta é ampliar o desafio para mais escolas

Santa Cruz do Sul recebeu ontem o primeiro campeonato de cubo mágico da região, promovido pela Foco Empreendedor em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz e Região (Sindilojas VRP). O evento ocorreu no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, no Distrito Industrial.

O campeonato teve o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes. A competição contou com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias, que também participaram da formatura do projeto Caminhos Profissionais – Jovem Empreendedor, coordenado pela Foco e financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), com recursos do Imposto de Renda destinados por contribuintes. A programação da tarde começou com uma palestra sobre empreendedorismo com o empresário Jonathan Borges.

A presidente da Foco, Áurea Binz, revelou que a inspiração para a competição surgiu ao observar sua neta interessada na ciência do Cubo Mágico. “Ela mergulhou na matemática e nas ciências exatas, o que a fez se afastar um pouco do celular. Percebi que essa paixão poderia ser algo positivo para os jovens da nossa região.”

De acordo com Áurea, a ideia do projeto-piloto da competição foi apresentada ao Comdica e ao Sindilojas para viabilizar a atividade. Nesta primeira edição, participaram oito jovens. “Se o evento for bem recebido pela comunidade, queremos expandir no próximo ano para incluir todas as escolas – estaduais, municipais e particulares. A ideia é realizar seleções e tornar o campeonato uma tradição na nossa cidade”, ressaltou.

A competição foi realizada em três etapas, com os três melhores tempos para resolver o cubo sendo premiados com troféus. O primeiro lugar ficou com Enzo Finger, 14 anos, que terminou a prova em 24 segundos. “Eu aprendi a resolver o cubo sozinho, assistindo a vídeos na internet há três anos”, disse o aluno da Emef Dona Leopoldina.

Para ele, o segredo para conseguir finalizar a etapa em pouco tempo é manter a calma. “Essa atividade ajuda muito na minha memória e no meu conhecimento”, concluiu. O segundo lugar foi para Gustavo Teixeira, com 53 segundos, e a terceira colocação ficou com Alysson Bohn, que completou a prova em 54 segundos.

GAZETA DO SUL – 18/09/2024

Compartilhe: