Dia do Comerciante: dia da resiliência e capacidade de adaptação

IMG_0083_1

No dia 16 de julho comemoramos o Dia do Comerciante, uma data que nos convida a refletir sobre o nosso papel essencial no setor de varejo. Podemos dizer que o comércio é um dos alicerces que sustentam a economia local, oferecendo bens e serviços que atendem às necessidades diárias da população, e neste contexto, o comerciante é aquele que, com visão e coragem, enfrenta os desafios do mercado, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social da comunidade.

O empreendedorismo no varejo é uma manifestação concreta da resiliência e da capacidade de adaptação. Especialmente em tempos recentes que vivemos. Somos contemporâneos de um momento de superação, no qual os comerciantes têm sido verdadeiros heróis anônimos. Não só mantivemos nossas portas abertas, muitas vezes com sacrifícios pessoais, mas também trabalharam incansavelmente para reconstruir operações e, com isso, revitalizar a economia local. Estamos fazendo a economia regional girar.

O comerciante é aquele que identifica oportunidades, mesmo nas adversidades; inova para atender melhor seus clientes. Por meio de ações corajosas, como a introdução de novos produtos, a melhoria dos serviços prestados e a adoção de tecnologias, que nós conseguimos não apenas sobreviver, mas também prosperar. Além disso, o compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente são marcas registradas dos bons comerciantes, que entendem que o sucesso a longo prazo está intrinsecamente ligado à confiança e lealdade dos consumidores.

Mas a importância desta profissão vai além da simples venda de produtos. Somos agentes de transformação social e econômica. Em tempos de crise, são os comerciantes que têm a capacidade de mobilizar recursos, oferecer apoio às comunidades afetadas e contribuir para a reconstrução do tecido social abalado. Nossas lojas e estabelecimentos, muitas vezes se tornam pontos de apoio e solidariedade, demonstrando que o comércio local é mais do que um negócio – é uma parte vital da comunidade.

Ao refletirmos sobre o papel dos comerciantes, é imprescindível também reconhecer o apoio que se necessita. Carecemos de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo, facilitem o acesso ao crédito e promovam a capacitação profissional são essenciais para fortalecer o setor, desonerem e desburocratizem nossa operação.

É por isso que neste 16 de julho comemoramos a resiliência, a coragem e a dedicação dos nossos empreendedores do varejo. Que cada comerciante se sinta valorizado e reconhecido por nosso papel vital na reconstrução e fortalecimento da economia local. Que juntos possamos construir um futuro mais próspero, no qual o comércio seja um símbolo de esperança e progresso para todos. Que nosso espírito empreendedor que nos guie e inspire, sempre. Parabéns a todos os comerciantes, por nossa inestimável contribuição exemplo de perseverança.

 

 

*Mauro Spode
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP)

Compartilhe:

Leia também
Relacionados