Rio Innovation Week: CNC apresenta cases de inovação tecnológica do Sistema Comércio
Projetos de formação digital de Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul foram apresentados durante evento no Rio de Janeiro
O Palco Varejo da Rio Innovation Week recebeu, nesta terça-feira, 08/11, cases de sucesso do Sistema Comércio que promoveram inovações no campo da educação. Foram apresentados projetos de diversas regiões brasileiras que proporcionaram, nos últimos anos, formação de profissionais capazes de solucionar problemas do varejo brasileiro com o uso da Tecnologia da Informação. “A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) entende a importância da divulgação de boas práticas para compreender e auxiliar no desenvolvimento do futuro do segmento”, pontuou William Lima, analista de Inovação da CNC.
Ele analisou que o novo consumidor, chamado de 4.0 por conta de sua forte presença nas mídias sociais, exigência de posicionamento social das marcas, urgência de uma variedade de canais de comunicação e que demanda agilidade e conectividade, está no centro das necessidades de transformação do mercado. “O Sistema Comércio vem desenvolvendo soluções que integram o empresariado aos trabalhadores para suprir as necessidades, para que o comércio de bens e serviços gere ainda mais desenvolvimento social e econômico”, concluiu William Lima.
Hub Academy
A primeira apresentação ficou a cargo de Gilka Trevisan, do Senac de Mato Grosso do Sul. Ela demonstrou a atuação do Senac Hub Academy, que completou seu primeiro ano de operação. A proposta é que a escola proporcione possibilidades que vão além de cursos técnicos, por meio de experimentação e criatividade. A conexão entre estudantes e empresas tem foco especial em inserção dos alunos em ecossistemas de inovação e ambientes inspiradores, com oito programas estruturantes, inclusive, mentorias em hackatons.
Senac Infinite
Em seguida, Gabriel Schimchak falou sobre o programa Senac Infinite, hub de inovação de Goiás. O escopo do projeto é variado, desde a educação executiva até o fortalecimento do ecossistema de startups e a formação de profissionais em Tecnologia da Informação. Diversas parcerias estão em desenvolvimento, como a conexão com a Softex para uso da plataforma Workover, uma biblioteca digital de auxílio à educação profissional, Apple Academy, Microsoft Academy, entre outras. Em conjunto com o Sesc, o Senac Infinite realizou o Hackateen, com foco no aprendizado da jornada empreendedora de startups para alunos do ensino médio.
Senac embarcado no Porto Digital
Marcello Ramalho de Mello demonstrou como a tecnologia se transformou em um porto seguro para centenas de alunos do Senac Pernambuco. Em agosto deste ano, a unidade assinou a carta de embarque no Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos de inovação do País, localizado no Cais do Apoio, no Recife Antigo. Para 2023, o Senac vai oferecer 7,2 mil vagas gratuitas para alunos da rede pública de ensino em cursos do segmento de TI, o que representa um incremento de 53% em relação a 2022.
Centro de Inovação do Comércio de Londrina
A cidade de Londrina, no Paraná, tem um ecossistema de inovação maduro e integrado entre os diversos setores econômicos e se configurou em um cenário propício para a formação do Centro de Inovação do Comércio do Senac. Renata Keilhold Selotto, do Senac Paraná, apresentou o projeto que tem o objetivo de conectar empresas do varejo com soluções inovadoras que promovam a transformação digital do setor. Além de cursos gratuitos para empresários e trabalhadores, são realizados hackatons para solucionar problemas apresentados pelos comerciantes do município, como a necessidade de redução de custos de produção, melhorias de processos internos, segurança e mobilidade urbana, entre outros. Já foram formados mais de 500 profissionais em cursos sobre a trilha do comércio digital.
Lab Fecomércio
Giancarlo Giacomelli, da Fecomércio no Rio Grande do Sul, apresentou o Lab Fecomércio, novo hub de inovação da Casa do Comércio Gaúcho. O principal propósito é promover um ambiente de soluções e conexões entre startups e empresas do comércio de bens e serviços. O espaço conta com estações de trabalho, estúdios de live stream, de gravação de podcast e de foto produto, salas de webconferência, espaço para aulas e apresentações, além de um centro de convivência.
Por Luciana Neto
Legenda foto da capa: ”
Gilka Trevisan, do Senac de Mato Grosso do Sul, apresentou o Senac Hub Academy
CNC – 10/11/2022.