O dia 16 de maio pode se tornar ainda mais significativo para o Rio Grande do Sul. A Fecomércio-RS está mobilizando seus sindicatos filiados e prefeituras para que o Dia S seja oficializado em todos os municípios do Rio Grande do Sul, reconhecendo o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O Dia S é mais que uma data: é o símbolo do impacto social, educacional e cultural que essas instituições promovem diariamente em todas as cidades gaúchas. A criação da data visa enaltecer a relevância das atividades desenvolvidas pelo Sesc e Senac em favor da população gaúcha, reconhecendo o papel fundamental dessas instituições na promoção do desenvolvimento social, cultural e educacional.
No âmbito estadual, tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o PL 18/2025, que institui a data e altera a Lei n.º 15.950, de 9 de janeiro de 2023, que consolida a legislação estadual relativa a eventos e datas estaduais, instituindo o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências.
Até agora, o Dia S de Valorização e Reconhecimento do Sesc e Senac já foi aprovado nas cidades de Gravataí, Santana do Livramento, Santo Ângelo e Santa Maria.