Feirão Zero Dívida encaminha para recuperação mais de meio milhão de Reais

_MG_2157_1

Ao todo, foram realizadas 503 consultas ao sistema por consumidores com dívidas em Santa Cruz do Sul; lojas de móveis e eletrodomésticos e bancos tiveram a maioria dos acertos realizados durante a ação

Santa Cruz do Sul – O Super Feirão Zero Dívida (SFZD), realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) e a Rede de Entidades Parceiras Parcerias, promoveu a renegociação de R$ 594.400,11 em dívidas pendentes em Santa Cruz do Sul. O montante é resultado de 503 consultas feitas durante a campanha que tem por objetivo recuperar o crédito do consumidor, promovendo acertos e descontos para deixar as contas em dia no fim de ano. Entre a maior quantidade de acertos que foram realizados estão as lojas de móveis e eletrodomésticos e bancos com dívidas em atraso.

Conforme a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele Fernandes de Arruda, a renegociação, que neste ano foi realizada 100% de forma on-line pelos consumidores, por meio do site da campanha é considerada um sucesso. “Os dados do sistema mostram que foram 503 consultas realizadas, é um número muito importante, pois significa que este contingente de consumidores poderá ter crédito novamente, especialmente nesta época de fim de ano. A ação sempre favorece as compras de Natal, pois na grande maioria das vezes, não é intenção do consumidor ficar devendo. Problemas financeiros acontecem e o Super Feirão Zero Dívida é a oportunidade de liquidar estas pendências”, avalia.

Gicele revela que além da negociação feita de forma on-line, o Sindilojas-VRP prestou auxílio aos consumidores que, por alguma razão não conseguiram ter acesso ao sistema de renegociações. “Não são todos que têm intimidade com o meio digital e como estávamos engajados nesta atividade, recebemos consumidores com dúvidas aqui na entidade. Os feirões de renegociação são muito importantes, eles contribuem para a redução da inadimplência, mas também injetam capital nas empresas, possibilitando investimentos e até mesmo renovação de estoque”, destaca a executiva.

No que se refere à inadimplência, Gicele chama atenção para o aumento no índice, durante o último mês. A medição feita pelo birô de serviços Equifax Boa Vista, utilizado pelo Sindilojas-VRP mostra que o percentual, que em Santa Cruz do Sul estava na casa dos 28%, na maioria do ano, com pequenas oscilações de décimos para cima e para baixo, passou a 29,5% no último mês. “É um dos valores mais altos já medidos no município. No entanto, ainda estamos abaixo da média estadual, que também subiu para 31,7%. Certamente, a renegociação das dívidas com Feirão irá colaborar para redução destes números, no próximo mês”, comenta a executiva.

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, o sucesso do SFZD é a recuperação de ativos, na ordem de quase R$ 600 mil. “Especialmente agora, falando do Natal, estes recursos são muito importantes, pois não só liberam o crédito daqueles que estavam inadimplentes, mas também coloca dinheiro em circulação. Pois quando o comércio tem uma injeção de recursos, estes valores são absorvidos pela economia local, de forma quase que instantânea”, pontua.

Entre os segmentos que mais registraram negociação foram, no setor varejo, lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos; óticas e joalherias e setor automotivo. Já entre as instituições financeiras, acerto com bancos, seguido de financeiras de lojas de rede foram os credores que tiveram o maior número de negociações positivas na edição 2024 do SFZD.

Compartilhe: