Escolher as formas de pagamento que serão oferecidas em um negócio é, de fato, uma decisão extremamente importante. A escolha inadequada pode afetar diretamente o fluxo de vendas e os resultados financeiros da empresa.
Para tomar uma decisão assertiva, é necessário levar em consideração diversos fatores e aspectos. Quer saber quais são e acertar em cheio na escolha? Continue a leitura e descubra.
Quais são os tipos de pagamentos mais usados?
Atualmente, há uma grande variedade de formas de pagamento disponíveis no mercado. Essas opções surgem a partir da constante evolução tecnológica e com a mudança de hábitos de consumo populacional. Com isso, no Brasil, os principais meios de pagamento são:
• Pix – 80%
• Dinheiro – 70%
• Cartão de crédito – 69%
• Cartão de débito – 65%
• Boleto bancário – 54%
• Carteiras digitais (PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, PicPay, Samsung Pay, Apple Pay, etc.) – 48%
• QR Code – 41%
• Transferência bancária (TED, DOC, etc.) – 36%
• Cartões de lojas (Submarino, Americanas, C&A, etc.) – 33%
• Cheque – 14%
Fonte: pesquisa realizada pelo Opinion Box, em maio de 2023, com 2091 pessoas.
Por que é importante diversificar as formas de pagamento?
Certamente, você já passou ou presenciou a seguinte situação: um cliente desistiu da compra porque o estabelecimento não aceitava a forma de pagamento que ele desejava. Isso é mais comum do que se imagina e, além de não concretizar a venda, o seu cliente sai frustrado, tendo uma experiência negativa e podendo espalhar essa insatisfação aos amigos e conhecidos.
Por isso, é essencial que o seu negócio diversifique as opções de pagamento tanto presencial, quanto nos meios digitais, bem como conte com um site seguro e funcional.
10 formas de pagamento para oferecer em seu negócio
Confira quais são as principais opções de pagamento que devem fazer parte da sua empresa:
1. Dinheiro em espécie
Ainda é um dos meios de pagamento mais usados, principalmente pelas pessoas que não possuem contas no banco. As vantagens para o empresário são a liquidez, já que você recebe o dinheiro no ato da venda; e a economia, pois não é cobrada taxa sobre as transações.
2. Cartão de crédito e débito
Cada vez mais as pessoas preferem essa opção, pois andar com dinheiro pode ser perigoso e ir ao banco sacar dinheiro não é nada prático.
3. Intermediadores de pagamento no e-commerce
Se o seu negócio é 100% online, você precisa contar com um bom sistema de e-commerce e diversificar as alternativas de pagamento. Plataformas de comércio virtual como Magento, Shopify e Nuvem Shop já oferecem a integração com intermediadores de pagamento, como PayPal e PagSeguro.
4. Boleto bancário
É uma dos meios mais comuns nas lojas online. Ele permite que o cliente faça o pagamento em caixa eletrônico, casas lotéricas, pelo internet banking, carteira digital ou app do banco.
5. Transferência bancária
Trata-se de uma transação muito simples, em que o cliente pode transferir ou depositar o valor para a conta da empresa. Como é uma solução pouco automatizada, apenas é efetiva se você não tem muitas transações e/ou oferece produtos sob encomenda ou exclusivos, com alto valor agregado.
6. Pagamento por aproximação
Extremamente prático tanto para a empresa, quanto para o comprador, já que o cliente apenas aproxima o seu cartão ou celular da máquina.
7. Pagamento pelo celular
As principais razões da popularização dessa forma de pagamento é que a pessoa não precisa ter conta bancária para usá-la, basta utilizar uma carteira digital, por exemplo. No entanto, vale lembrar que o grande destaque dessa alternativa é o Pix.
8. Link de pagamento
Para as empresas que vendem por redes sociais, esta é uma solução prática para receber o dinheiro sem precisar de uma maquininha ou da loja virtual.
9. Pix
Refere-se ao sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que permite transferências por meio do celular em até 10 segundos e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
10. Crediário próprio
gera diversos benefícios aos empreendedores e aos clientes, como prazos maiores para parcelamento, taxas de juros menores, mais possibilidade de negociação, aumento nas vendas, fidelização de clientes, entre outros.
Dicas para escolher as melhores formas de pagamento
Acompanhe algumas recomendações que podem auxiliar a sua empresa a encontrar os meios de pagamento mais adequados para o seu negócio:
• Pesquise as opções que existem e analise as taxas cobradas, tempo de processamento, benefícios, vantagens, entre outros;
• Compreenda o perfil do seu cliente, por exemplo, se o seu público é formado por pessoas mais jovens, provavelmente, prefiram pagar por meio de aplicativos online;
• Verifique se a alternativa escolhida oferece medidas de segurança, como criptografia e proteção contra fraudes;
• O meio de pagamento escolhido deve ser fácil de usar;
• Verifique se é fácil integrar a opção desejada ao seu sistema;
• Confirme se o provedor oferece suporte ao cliente confiável e eficaz;
• Certifique-se que a forma de pagamento está disponível nas áreas geográficas dos seus clientes.
CDL Porto Alegre – 17/05/2023.