Mudança de endereço: como saber que é a hora certa para trocar de ponto

Reconhecer o momento certo e planejar todos os aspectos da mudança é fundamental para que a etapa favoreça e impulsione o negócio

À procura de alcançar novos públicos, conceitos e formatos de negócio, por mais espaço, vantagens e autonomia, é que empreendedores decidem mudar o endereço dos seus empreendimentos diariamente. Não é, entretanto, um momento de decisão sem planejamento, há muito para ser considerado antes, durante e depois do processo de mudança.

De acordo com Jociane Ongaratto, especialista em Marketing de Serviços e gestora de projetos do Sebrae-RS, dois aspectos são essenciais antes de começar a procurar um novo local: ter muito claro os motivos que levam a isso e se essa mudança faz sentido para os clientes do negócio. “Outra questão importante antes de decidir mudar é entender claramente quais as necessidades do teu negócio e as do teu público. Além de analisar minuciosamente o que não está funcionando no endereço atual. A capacidade de atendimento ou de produção não está sendo comportada? Não há espaço suficiente para estacionamento ou tu precisas de um espaço kids e não tem onde colocar? Então é o momento de considerar uma mudança de endereço”, estabelece.

São muitos os motivos que podem levar uma marca a considerar o deslocamento de um negócio, entre eles está a mudança de comportamento do consumidor na região atual, a busca para alcançar um novo público e alterações no entorno do empreendimento, como obras que comprometem o trabalho. “Além disso, vivemos uma pandemia que mudou completamente o comportamento dos clientes no mundo todo. O que precisa ser observado nesse momento é se as pessoas retornaram, vão retornar ou se é necessário repensar o modelo de operação. Isto é essencial principalmente para empreendimentos que dependem de um grande fluxo de pessoas”, exemplifica a especialista.

Quando a decisão pela mudança de endereço já foi tomada, o próximo passo é estudar sobre a decisão onde deseja realocar o negócio. “Nesta etapa, é preciso procurar o local que mais se encaixa nas tuas necessidades, analisar qual vai ser o custo disso e entender o incremento de vendas que o teu negócio vai precisar ter para dar conta dessa mudança. É muito importante considerar as características dessa nova região e qual o perfil e os hábitos desse novo público consumidor. Além de observar se o bairro é mais comercial ou residencial. É um momento de planejamento e estudo”, reitera Jociane.

Pesquise, observe e prepare os próximos passos do negócio. “Converse com as pessoas próximas do local almejado e os empreendedores da região, entenda como esses negócios funcionam e busque parcerias. É assim que você vai facilitar esse momento de mudança e garantir que não comprometa negativamente o seu negócio. Uma mudança mal planejada pode aumentar em muito os custos já altos de um deslocamento, baixar o faturamento da empresa e acarretar em uma desconexão com o público almejado, tanto o antigo quanto o novo. É preciso considerar aluguéis, impostos e até o transporte da equipe. Além de cuidar da comunicação e divulgação do novo endereço da empresa”, alerta.

Seguindo essas dicas, Josiane garante uma mudança tranquila e oportunidades de expansão para negócio. “Mudar de endereço pode trazer muitas vantagens para um empreendimento. Pode enriquecer e fortalecer uma ideia de marca, pode trazer novos clientes, maior visibilidade. O empresário deve aproveitar o momento para acertar situações que no antigo endereço não era possível, planejar um melhor formato tendo em vista o público aspirado e reforçar o que já estava indo bem anteriormente. É um momento de organizar a casa”, declara.

Pronto! A mudança está feita, mas o trabalho ainda não terminou. Agora, é preciso acompanhar o desempenho do seu negócio e as alterações que vão se dar ao longo desse processo.

“Esteja atento. A mudança acarreta no contato de novos estilos de consumo. Nesse momento é muito comum surgir oportunidades diversas, como públicos que precisam de um certo tipo de produto e um certo tipo de serviço que tu podes oferecer. É um momento de renovação da empresa, tem que se olhar de forma construtiva e considerar se há espaço para implementar melhorias. Se for o caso, não tenha medo de arriscar”, aconselha.

Adrielly Araújo

Jornal do Comércio – GE / Geração Empreendedora – 13/10/2022

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