Perda de recursos no Sistema S e reforma tributária são debatidos em Santa Cruz do Sul

9b32c0cd-60fa-4178-bc64-3a1a55fab32d

Em reunião com o Sindilojas Vale do Rio Pardo na manhã de terça-feira (16/5), o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn ressaltou os princípios das atividades do Sistema S para contribuir para a comunidade gaúcha. Uma das pautas abordadas durante o encontro, foi a reforma tributária, que é apoiada pela Federação, junto ao Congresso Nacional nos últimos anos, com o destaque para a redução da carga tributária. A conversa ocorreu com a presença dos representantes do Sindilojas Vale do Rio Pardo, como o presidente, Mauro Spode, o vice-presidente, Moacyr da Rocha, o diretor financeiro, Gerson Haag e a gestora, Adriane Karsburg. Também participaram o presidente do Sindigêneros, Celso Müller; o diretor financeiro, Carlos Assmann; o diretor administrativo, Ernani Wild e o representante da Associação dos Fumilcutores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider.

A reunião ocorreu no Dia “S”, em que o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac realizou uma manifestação, junto às comunidades de Porto Alegre e Lajeado, contra os artigos 11 e 12 do PLV nº 09/2023, que estão em análise do Senado. Se o projeto for aprovado, 5% dos recursos destinados ao Sesc e ao Senac serão desviados para a Embratur, para divulgar o Brasil para o exterior. Por isso, Bohn ainda reforçou as bandeiras defendidas pela Federação. “Temos realizado muitas ações em prol da Reforma Tributária e da redução dos impostos sobre o setor terciário. Mas, também, estamos em um momento de estrema importância da defesa dos serviços que entregamos a comunidade nas áreas da educação, saúde, cultura e lazer. Hoje, inclusive, ocorre uma sobre isso”, explicou.

Para a comunidade empresarial de Santa Cruz do Sul, a importância dos serviços oferecidos pelo Sistema faz parte da cultura da cidade. “No Sistema S existe um resultado”, comentou o presidente do Sindigêneros, Celso Müller. Conforme o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, a atuação dos braços sociais da Federação também integra a economia da região. “Aqui em Santa Cruz, a Academia Sesc e a parte de educação infantil são muito fortes e trazem o público. Também tivemos dez dias de Feira do Livro, realizada pela Prefeitura em parceria com o Sesc, que movimentou muita gente da cidade e região. Vimos no comércio o volume de público que gerou”, reforçou.

Foto: Rodrigo Sales

Fecomércio RS – 17/05/2023

Compartilhe: