Presidente Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Governo do Estado assinam termo de cooperação para a construção dos Centros Humanitários de Acolhimento 31/05/2024 GERAL

aea978dd-16b5-4bb8-a9e5-018d2a9626bd

O Sistema financiará a instalação de abrigos provisórios para abrigar 3.300 pessoas em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana

Hoje (31/05), foi assinado o Termo de Cooperação entre o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a construção dos Centros Humanitários de Acolhimento. A entidade financiará a instalação de estruturas temporárias, denominadas pelo Governo Estadual de Centros Humanitários de Acolhimento, em Porto Alegre e na Região Metropolitana, para as pessoas que tiveram que deixar suas casas em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio. A partir da iniciativa do Governo Estadual, responsável pela gestão dos espaços, o Sistema fará a instalação desses abrigos provisórios que irão abrigar em torno de 3.300 pessoas atingidas pela tragédia climática.

Na ocasião, o governador do Estado, Eduardo Leite; pelo vice-governador, Gabriel Souza; pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel e pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlo Bohn, assinaram o documento e destacaram a importância da parceria da entidade com o governo do Estado.

O secretário Fantinel agradeceu o Sistema pela parceria e ressaltou a importância de espaços qualificados para atender e acolher a comunidade vulnerável neste momento. “Sem o avanço dessa cooperação, não conseguiríamos entregar esse projeto. Esses locais vão promover a dignidade e cuidado no meio dessa situação de calamidade. É uma decisão importante e corajosa”, defendeu.

Para o presidente Bohn, é um momento de união de esforços. “É a hora de estarmos todos juntos. Todos nós, por todos nós. Parabéns ao governador, por essa iniciativa. Está selada a nossa parceria. Mas, também, gostaria de falar sobre a minha preocupação com a manutenção dos empregos e medidas, como a MP do Bem (Medida Provisória 252), para a flexibilização a legislação trabalhista neste momento tão delicado para os empresários. Também precisamos de recursos do Governo Federal para que as empresas possam se recuperar e manterem os empregos. Nós nos reergueremos, sim”, defendeu.

O vice-governador apresentou os detalhes do projeto e falou sobre a gestão dos espaços pela Organização Internacional para as Migrações, da ONU. “Estamos trazendo para o Rio Grande do Sul, o que há de melhor no mundo. Um investimento em prol da comunidade”.

O governador Eduardo Leite agradeceu à Fecomércio-RS e falou sobre a necessidade de ações concretas para um acolhimento digno e humanizado. “Este é um propósito nosso, e parcerias como essa nos permitem agilidade, porque desburocratizamos os processos e ainda contamos com expertise da OIM. Além disso, também manifesto minha preocupação com a questão dos empregos e renda. Precisamos de apoio para reerguer as empresas, essenciais para a nossa economia”, concluiu.

Também estiveram presentes no ato o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte; a secretária de Comunicação, Tânia Moreira; o secretário de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon; o secretário-chefe do escritório de Resiliência Climática de Canoas, José Fortunati; os deputados estaduais, Frederico Antunes e Professor Bonatto e o representante da OMI, Eugênio Guimarães.

Sobre Centros Humanitários de Acolhimento

As estruturas serão instaladas no período de 20 dias, a partir da assinatura do Termo de Cooperação com o Governo do Estado. Serão contemplados com dormitórios; cozinha; depósito para cozinha, doações e itens gerais; banheiros; lavanderia; posto médico; fraldário; ala para assistência social; ala para staff; administração; manutenção; tenda pet; espaço kids e espaço de convívio. O Governo do Estado ficará responsável por toda a gestão dos espaços, enquanto o Sistema Fecomércio-RS financiará a instalação com manutenção das estruturas temporárias.

O objetivo é fazer com que locais como escolas, universidades e ginásios, improvisados emergencialmente como abrigos, possam retomar as suas atividades originais. As estruturas, apesar de provisórias, terão capacidade para acolher a quem necessita, com dormitórios com divisórias, proteção térmica e impermeabilização. “O Sistema sente-se honrado em dar um pouco de conforto e acolhimento para quem mais precisa neste momento. Está no nosso DNA as ações de assistência, com o Sesc Mesa Brasil atuante há mais de 20 anos no Estado e com uma participação essencial nesse período, mas sentimos a necessidade de contribuir ainda mais para a recuperação do povo gaúcho”, garante o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Em Porto Alegre, as estruturas serão instaladas com capacidade para abrigar de 550 até 1.160 pessoas. A área, de 9 mil metros quadrados, contará com aproximadamente 120 dormitórios fechados para famílias (com uma cama de casal e beliches) e outras 560 camas destinadas ao público femininos e masculinos instaladas em alas distintas. Já na Região Metropolitana, a área de 6 a 9 mil metros quadrados com capacidade de atendimento de cerca de 1.160 pessoas, em 120 dormitórios familiares, 280 camas femininas e 280 masculinas instaladas em alas distintas.

Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atuando em todo o Estado

Por meio da atuação do Sesc Mesa Brasil, a entidade segue atuando na arrecadação e distribuição nos municípios atingidos em todo o Rio Grande do Sul. Desde o dia 04 de maio, foram mais de 170 toneladas de doações, entre alimentos, produtos de higiene e limpeza, vestuário, ração, roupas de cama e banho e colchões destinadas para pessoas afetadas. A estimativa é de que 8.500 pessoas tenham sido contempladas com os donativos, em 29 abrigos, incluindo o instalado no ginásio do Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, que já atingiu sua capacidade máxima de abrigamento, para 250 pessoas. Todas as unidades Sesc e escolas Senac em operação no Estado e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS permanecem como pontos de coleta de doações. Há ainda a opção de contribuir via Pix para [email protected] ou depósito/transferência para Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020.

Fecomércio – RS – 31/05/2024

Compartilhe:

Leia também
Relacionados