Live sobre Latam Retail Show 2022

Principais insights do Latam Retail Show estão em Live com CDL POA, Sindilojas POA e Sebrae RS

No último dia do Latam Retail Show, nesta quinta-feira (15), CDL POA, Sindilojas POA e Sebrae RS se uniram em uma Live para compartilhar os melhores insights da feira que voltou à cena presencial nesta edição, em São Paulo. O evento se assemelha à NRF Retail Big Show, que acontece em Nova York anualmente e é considerada o palco mais importante do varejo mundial. No encontro online, estiveram Rafael Guerra, gestor de marketing e Inovação da CDL Porto Alegre, Rafael Guerra, o coordenador de Projetos de Varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa, como debatedores, e a head de Marketing do Sindilojas POA, Diana Lienert, como mediadora.

Duas Trilhas de Conteúdo estiveram em destaque – Varejo Comunidade e Consumidor Digital Versão 2023. Sobre Comunidade, Rafael Guerra salientou que os três dias do evento foram superimportantes para o momento atual do varejo, principalmente para o consumo no Brasil, com os impactos globais. O gestor destacou a relevância do varejo olhar para a própria comunidade e suas necessidades, mas buscando referências globais. “Vimos palestras sobre a China, a economia dos Estados Unidos, uma visão mais ampla da Ásia, mas também olhando para o Brasil, para as nossas diferentes realidades. E quando a gente fala do varejo de comunidade, precisamos entender onde estamos e vivemos. Durante a pandemia, o varejo se mobilizou para valorização do consumo local, envolvendo não só os pequenos negócios, mas tudo o que engloba a cadeia produtiva desses negócios – isso é o fortalecimento do varejo local”. Ainda, o executivo da CDL POA salientou a importante de cada varejista saber quem é o seu consumidor, assim como é importante para o consumidor saber que o seu dinheiro valorizará a sua comunidade: “neste ciclo, todos ganham”.

Quanto ao Consumidor Digital, o foco esteve nos novos hábitos. Os especialistas explicaram que o consumidor gosta de uma comunicação personalizada, de mais conveniência (como o consumo pelo celular), consumo natural, sustentável e consciente, consumo por geolocalização (exemplo de varejo por comunidade – local), e por meio de diversos canais, online, off-line. Entre as dicas de como as empresas podem se preparar para este novo consumidor estão compreender que o perfil deste novo consumidor permeia a multicanalidade.

O especialista em Marketing e Inovação, citou a frase do palestrante João Appolinário, CEO da Polishop: “ninguém acorda querendo comprar uma centrífuga, mas tomar um bom suco de laranja”. Para ele, esta frase fala muito sobre o comportamento do consumidor. “Essa frase diz muito sobre o que o lojista precisa fazer: entender que a lógica não é focar no que o consumidor quer comprar, mas o que o consumidor irá precisar, de que forma, como, quando e o que o empresário vai fazer para ser lembrado por ele na hora da decisão de compra. O consumidor quer a ter a sua própria jornada de compra e não a jornada do lojista. Em resumo, entender o consumidor, entender que os hábitos de vida também mudaram. Ele não quer a loja física ou digital, algum meio de pagamento específico. Ele quer resolver agora, online, ontime, fulltime, do jeito dele”. Rafael concluiu explicando que o digital ajuda nesse viés porque conecta o que o varejista precisa saber com o que o consumidor tem necessidade de obter, e que cada consumidor tem a sua necessidade pessoal.

Para Fabiano Zortéa, quanto mais digita o consumidor está, mais atendimento humanizado ele espera de uma loja. “E esta é uma grande oportunidade de se conectar com mais gente por menor custo. Os novos tempos nos desafiam para produzir mais com menor custo. O consumidor digital nos manda uma mensagem: eu quero conversar mais contigo, não quero encher a minha cesta de produtos, não quero mensagens prontas de whatsapp. O que o consumidor quer é que saibam quem ele é”. O especialista do Sebrae RS afirma que encerra sua participação no evento com a sensação de que é preciso ter muita empatia e humildade para assumir a falta de conhecimento que se tem sobre como o cliente passou a se comporta agora. “É uma nova dinâmica que está nos exigindo novos comportamentos, muito mais flexibilidade e uma grande capacidade de adaptação. O nosso melhor vendedor pode não ser o nosso melhor vendedor digital. Precisamos atacar em todas as frentes e entender por que o ponto físico ainda é tão importante: porque é o olho no olho, é o contato direto com o cliente”.

Clique na imagem e assista a live:

CDL Porto Alegre – 15/09/2022.

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