Presidente da CNC, José Roberto Tadros, na abertura do evento.
Mais de 800 palestrantes convidados, 2000 startups e incubadoras fomentando negócios e 250 expositores fizeram parte da segunda edição do Rio Innovation Week, realizado entre 8 e 11 de novembro, no Rio de Janeiro. A Fecomércio-RS marcou presença no evento – que teve como patrocinadora master a CNC – por meio de seus vice-presidentes André Luiz Roncatto, Ademir da Costa, Daniel Amadio, Gilmar Bazanella e José Rosa.
Foram quatro dias de uma programação intensa que reuniu grandes nomes do empreendedorismo e inovação, como o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, a empreendedora Camila Farani, o presidente da Polishop João Appolinário, entre outros nomes. O Palco Conecta e Varejo, junto ao espaço Conecta CNC, também trouxeram uma série de palestrantes que debateram sobre o futuro do comércio.
Tecnologia, conexão e pessoas
Vice-presidentes da Fecomércio-RS, Daniel Amadio, José Rosa, Ademir José da Costa, André Roncatto e Gilmar Bazanella.
Para o vice-presidente da Federação, André Luiz Roncatto, o momento foi muito rico. “A Fecomércio-RS precisa estar conectada com os avanços, e o RIW foi um evento diferenciado. Nós, que temos ainda o desafio de fazer com que o Lab proporcione cada vez mais oportunidades para as empresas, precisamos acompanhar o movimento de inovação e conhecer essa nova realidade”, avalia.
Roncatto ainda complementa: “Várias das palestras falam sobre comprometimento, motivação, empenho, abrir mão, por conta de objetivos maiores. Isso tudo são ingredientes que contribuem para se alcançar o sucesso em qualquer área, e nós da Fecomércio fazemos parte disso também”, concluiu.
Já na visão do vice da entidade, José Rosa, o evento deixou claro que mesmo com os avanços tecnológicos, as pessoas ainda precisam estar no centro das organizações. “Vimos que mesmo com toda a tecnologia apresentada, são as coisas simples que ainda fazem a diferença. Uma frase de um palestrante que me marcou muito foi a seguinte: ‘Qualquer um pode trabalhar na minha empresa, desde que realmente queira’. Isso resume o engajamento necessário, pois a pessoa tem que querer estar ali de verdade, para que dê certo. Os demais pontos podem ser treinados, desde que a pessoa queira estar ali. Os demais pontos podem ser treinados e desenvolvidos”, observa.
Outro aspecto levantado pelo vice-presidente, Ademir da Costa, é a importância de levar novas ideias tecnologias para os pequenos negócios. “Cerca de 90% do varejo é feito por pequenos empresários, que não têm essa capacidade de comprar e competir de igual para igual com os grandes players. Por isso, nós precisamos aprender e buscar novas tecnologias para o pequeno varejista, que muitas vezes são de negócios familiares”, destaca.
A ideia vai ao encontro da opinião do vice-presidente, Daniel Amadio: “Não adianta as pessoas esperarem por resultados melhores fazendo as mesmas coisas que fazem há vários anos. Se a gente não buscar novidade, inovação, algo diferente a ser feito no seu estabelecimento comercial, com certeza o sucesso do negócio está comprometido.
Por fim, Gilmar Bazanella, que também é vice da Federação, destaca o case apresentado da Lab Fecomércio-RS no evento e o grau de maturidade do projeto. “Saio muito feliz de ver o que foi apresentado aqui, particularmente por perceber que todo o Sistema CNC, Fecomércio, Sesc,Senac, Sindicatos tomam para si a responsabilidade de ajudar nessa construção de um ambiente favorável para as empresas, principalmente as pequenas e microempresas, que são as que mais têm dificuldade de acesso a novas tecnologias. Que nós possamos entregar isso como ferramenta de trabalho para fortalecer o comércio de bens, serviços e turismo”, declarou.
Sobre o evento:
O Rio Innovation Week retorna para sua segunda edição enfatizando sua capacidade de ser um HUB de projetos que pensam no futuro como presente, que desenvolvem, capacitam, surpreendem e empreendem. Um movimento que reúne negócios, networking, branding, educação e soluções para alcançar resultados.
Serão 50.000m2 de evento, com 27 conferências, mais de 800 palestrantes convidados, 2000 startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 250 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de bootcamps setorizados, mentorias, exposições, workshops, networking e muitos negócios sendo gerados e a partir do RIW.
Fecomércio RS – 14/11/2022.