South Summit Brazil atrai fundos de investimentos com US$ 65 bilhões em recursos

Um evento de negócios, mas muito humano. Essa foi uma das características do South Summit Brazil, realizado de 4 a 6 de maio no Cais do Porto, em Porto Alegre. E uma das figuras que garantiu esse perfil foi a espanhola María Benjumea, fundadora do projeto iniciado em Madrid. Um pouco em espanhol, outro pouco em inglês, ela disse que viveu um sonho que só foi possível graças ao apoio do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

José Renato Hopf, presidente da edição brasileira, revelou que o evento atraiu US$ 65 bilhões de fundos que serão investidos em startups da América Latina. “Pela primeira vez no Brasil, se fez um evento de tamanha dimensão global”, comentou o também CEO da 4all. A South Summit Porto Alegre, informou ele, recebeu  20 mil pessoas nos três dias, vindas de 66 países.

Participaram da cerimônia de encerramento o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, e outras autoridades, que entregaram os prêmios às startups que se destacaram (veja abaixo quais foram).

“Escolhemos a melhor cidade, o melhor Estado. Em 2012, começamos em Madrid com 500 pessoas e, nesses dias, tivemos 20 mil”, repetiu María, vibrante. Para concluir a cerimônia, María recebeu o título de cidadã de Porto Alegre.

Em seu discurso, Melo comentou que o evento veio para ficar e reforçou que não dá mais para adiar a entrega do Cais para a população. “Os próximos 250 anos da Capital começam exatamente agora”, celebrou.

O prefeito acredita que o South Summit seja o casamento perfeito do talento com o capital. “Aqui vimos colaboração, cocriação e solidariedade. Esse é o legado para o Rio Grande”, afirmou, elogiando o entusiasmo de María. “Gostaria que essas gurias de 20 anos tivessem a energia da senhora”, brincou.

O governador confessou que tinha uma ponta de tristeza na tarde desta sexta-feira (6). “Chegou a hora de dizer adeus. Foi uma alegria muito grande termos trazido o South Summit para o Brasil, mas, por outro lado, passou muito rápido”, falou Ranolfo Vieira Júnior, informando que já está separado no orçamento do governo o valor para que ocorra a edição 2023 do South Summit Brazil – que será no fim de março, próximo ao aniversário de Porto Alegre.

As startups vencedoras
Mais inovadora: Pix Force
Mais escalável: Genially
Mais sustentável: SoluBio
Melhor time: Aprix
Vencedora competição 2022: Yours Bank

O que foi o South Summit
Um espaço de inovação que conecta novos negócios (startups), empresas e investidores. Essa é a descrição oficial do que é o South Summit. Mas, na verdade, como comparou uma das participantes, parecia um festival de música.

Durante três dias, os pavilhões do Cais do Porto, até então inacessíveis para a população de Porto Alegre, foram ocupados por estandes de grandes e pequenas marcas, universidades, parques tecnológicos e instituições ligadas ao empreendedorismo. Além disso, foram montados quatro palcos, sala de imprensa, sala de reuniões e salas para workshops.

Do lado de fora, o barco Cisne Branco virou um business lounge, que operava junto aos food trucks. Ainda de frente para o Guaíba, entre uma conferência e outra, o público curtia shows de artistas independentes. Na troca de palestras, uma banda ocupava o silêncio momentâneo dos microfones nos palcos também.

O evento dava acesso ao Cais Embarcadero, um dos mais novos e eletrizantes pontos turísticos da Capital. Era entretenimento de uma ponta a outra do Cais.

E é essa palavra mesmo que descreve a experiência do South Summit. O mundo dos negócios e da tecnologia ganhou ares de festa, de festival de música, por três dias em Porto Alegre. E, claro, que num ambiente como esse só podem surgir projetos promissores e que colocam as pessoas no centro de tudo.

Mauro Belo Schneider

Legenda e foto da capa: “Startups que se destacaram receberam as premiações no último dia do evento”
Gustavo Granata / Agência Preview / JC

Jornal do Comércio, edição de 06/05/2022.

Compartilhe: