Entrada de novo player deve mexer com o e-commerce brasileiro
A entrada de um novo player deve mexer com o e-commerce brasileiro, e alguns bancos já estão analisando empresas que estão mais e menos ameaçadas pelo novo cenário.
Relatórios do Santander e do Itaú mostram que a funcionalidade deve operar no próximo mês, com base em uma notícia do site chinês DSB.
A CNN entrou em contato com o TikTok, mas não confirmaram a data de lançamento da ferramenta.
Segundo relatório do Santander divulgado nesta segunda-feira (10), o lançamento da TikTok no mercado mexicano revelou uma abertura para parcerias com empresas estabelecidas, incentivos agressivos aos vendedores e uma adoção maior nas categorias de beleza, moda e casa.
Diante disso, o banco avalia que a chegada da nova ferramenta “pode representar uma oportunidade significativa para as empresas locais, especialmente em segmentos com altos níveis de engajamento na plataforma, como Beleza e Cuidados Pessoais, Moda/Aparelhos, Produtos Relacionados à Saúde e Eletrônicos”.
Com isso, algumas marcas foram apontadas pelo banco como mais preparadas para a chegada da TikTok Shop em solo brasileiro:
C&A;
Magazine Luiza;
Mercado Livre;
Natura;
Renner.
Porém, mesmo com a experiência positiva dos mexicanos e a possibilidade de novos negócios, o Santander sinaliza a urgência dos varejistas brasileiros desenvolverem estratégias específicas para a plataforma.
Segundo o relatório, as menos preparadas são:
Azzas 2154 (fusão da Arezzo&Co e Grupo Soma);
Guararapes (Riachuelo);
Grupo SBF;
Vulcabras.
O banco ainda projeta que a plataforma deve iniciar os primeiros 90 dias no Brasil com alguns benefícios, a exemplo de dias sem comissões, frete grátis e uma proibição total de joias, produtos alimentícios e itens usados.
O Santander já havia calculado em fevereiro deste ano que a TikTok Shop pode capturar de 5% a 9% de todo o e-commerce brasileiro dentro de três anos após o lançamento e se tornar o mais novo concorrente do comércio eletrônico.
A avaliação do Itaú é que, considerando a experiência norte-americana, a TikTok Shop tem tido dificuldades para integrar marcas grandes e estabelecidas.
“Em vez disso, os vendedores mais bem-sucedidos foram marcas de nicho que se adaptaram bem à abordagem de vendas exclusiva da plataforma, orientada por conteúdo, ou se tornaram virais logo no início”, disse o banco.
Fonte: CNN Brasil